Dicas de Segurança

Clique em uma dica para ver os detalhes. Clique novamente para fechar.

Não baixe aplicativos fora de sites oficiais, como aplicativos enviados por mensagens ou disponíveis em sites da internet.

Importante: Mesmo estando em sites confiáveis, como a Play Store, confira se o aplicativo é o verdadeiro. Pesquise o nome oficial e confira quem é o publicador.
Confira as permissões que o aplicativo solicita e se pergunte se são realmente necessárias. Por exemplo, um jogo simples pedindo acesso à câmera pode ser suspeito.
Instale um ou mais antivírus confiáveis para identificar vírus e tentativas de invasão. Veja as recomendações que disponibilizamos na aba "Baixar Antivírus".
Não abra arquivos ou acesse sites desconhecidos e também não aceite notificações de sites duvidosos.
Utilize senhas com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Evite combinações óbvias como "123456" ou "senha" que podem ser facilmente adivinhadas. Vale citar que é recomendado não usar datas previsíveis como senha, por exemplo: aniversário, casamento e etc.
Evite repetir senhas em diferentes aplicativos. Se uma senha for comprometida, o invasor poderá acessar tudo.
Não anote senhas em arquivos dentro do celular. Se o aparelho for roubado ou invadido, elas podem ser facilmente encontradas. Anote-as em um local físico e seguro, não ande com elas anotadas em um papel na carteira ou bolsa, pois também podem ser roubados.

Importante: Uma alternativa é usar um cofre de senhas confiável — mas proteja-o com uma senha especialmente forte. Uma boa recomendação gratuita e segura é o Bitwarden.
Nenhuma empresa legítima solicita senhas por telefone.

Importante: Mesmo dados como nome, CPF e endereço devem ser informados com cautela. Verifique o número que ligou e, se necessário, contate a empresa por meios oficiais para confirmar se a mesma realmente esta tentando contato.
Ative a verificação em duas etapas nos seus e-mails e aplicativos bancários. Isso adiciona uma camada extra de segurança, se tornando mais uma barreira para possiveis invasores.
Mantenha aplicativos e o sistema operacional sempre atualizados, pois as empresas estão sempre aprimorando suas defesas contra ataques, e disponibilizam essas melhorias atraves de atualizações.

Importante: Atualize apenas por lojas oficiais como a Play Store.
Redes públicas são um dos meios mais usados para ataques, principalmente as sem senha, deixando seu aparelho vulneravel para ataques. Evite-as, principalmente para acessar bancos.
Ative notificações de transações e verifique regularmente suas movimentações, muitos aplicativos bancarios hoje oferecem uma configuração de notificação. Assim você percebe qualquer atividade suspeita rapidamente e pode acionar o banco.
Não confie em propagandas que prometem dinheiro fácil ou resultados milagrosos. Mesmos que pessoas famosas como influenciadores ou atores estejam nelas, hoje com a tecnologia atual, há diversas formas de usar a voz de uma celebirdade e distorcer o que ela diz.

Importante: Verifique a procedência, usando sites como o Reclame Aqui e canais oficiais das empresas e dos famosos que aparecerem antes de clicar em links.
logo_beleza Conclusão:

Embora sejam muitas informações, é sempre melhor estar prevenido do que contar com a sorte. O Brasil é um dos países com mais tentativas de invasões digitais, principalmente em dispositivos móveis. Siga essas dicas e compartilhe com outras pessoas — informação é a nossa melhor defesa!